quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SUICÍDIO, SUICÍDIO ASSISTIDO E DOENÇA CLÍNICA

A doença física é uma importante motivação para o suicídio e este conceito já é conhecido de longa data. Ele é um fator significativo em cerca de 25% dos suicídios, aumentando em conjunto com o fator idade: cerca de 50% dos suicídios em pacientes com mais de 50 anos e 70% dos suicídios em maiores de 70 anos estão relacionados com o sofrimento por doenças físicas (Herbert Hendin, 1999). As condições clínicas associadas a altas taxas de suicídio incluem o câncer, a AIDS, a úlcera péptica, a coréia de Huntington, o traumatismo craniano, a insuficiência renal e a lesão da medula espinhal.A solicitação de morte geralmente vem de pacientes que estão desesperados, independente de estarem com doença física. Apoiar ou negar esta solicitação não é uma resposta adequada. Uma avaliação psiquiátrica abrangente que deve ser feita em todos os pacientes, deve incluir questionamentos do porquê de tanto desespero e contra-atacar para proporcionar alívio para eles. Este questionamento deve incluir o histórico do contato do paciente com a morte de familiares e amigos, de crises do passado e de como elas foram contornadas e, obviamente, um histórico pregresso de depressão, assim como de tentativas de suicídio.A depressão, a ansiedade e a ambivalência sobre a morte caracterizam tanto pacientes enfermos que tentam o suicídio como aqueles que solicitam suicídio assistido. Quando as origens psicológicas e físicas do desespero dos pedidos de suicídio assistido são endereçadas, o desejo de morte diminui e os pacientes ficam, geralmente, gratos pelo tempo que lhes resta.
A melhora dos cuidados psiquiátricos e médicos para aqueles que estão com doença oferece possibilidades significativas para a prevenção do suicídio.
Fonte: Hendin H-J. Clin. Psychiatry, 1999; 60 (2): 46-50

Um comentário:

rosangela disse...

creio que sempre a uma saida deus te ama e nao quer vc sofrendo hj ele quer te ajuda pq sofrer aq e dificil no inferno e pior nao a palavras pra descrever. creia em deus e jesus te ajudara